08 de maio 2017

Atualmente a Espanha domina o mercado “fast fashion” europeu. É bastante difícil delimitar essas fronteira, mas eu diria do mundo também. Atualmente, uma pesquisa da Global Blue, que investiga o impacto da nova ordem mundial no turismo, estimou que 65% do turismo que a Espanha recebe (não é pouco) é turismo de compras, concentrados principalmente em Barcelona e Madrid.

rebeca y madrid

Existe uma grande quantidade de lojas, estilos e preços para todos os gostos e bolsos.  Parte das lojas originalmente espanholas desenhadas para esse modelo de mercado estão espalhadas pelo mundo todo, inclusive a maioria já chegou no Brasil. Pessoalmente acredito  que a Espanha cria (ou re-cria?!) o melhor da moda (existem várias denominações… High street, fast fashion, acessível, mid range…), principalmente para as brasileiras. A modelagem das roupas, as estampas, os estilos e afins é o que mais se aproxima com nosso gosto e estilo (latinos em geral). O mercado espanhol tem concorrentes de peso como a inglesa TOP SHOP e a sueca H&M, mas somente o grupo INDITEX que é composto por um grupo de oito marcas, dessas a mais famosa ZARA, tem o alcance internacional que todas as outras desejam: ela está presente em mais de 80 países.

inditex1

Não por acaso o “dono disso tudo” Don Armancio Ortega está sempre disputando o primeiro lugar da lista dos “homens mais rico do mundo”. Seu grupo , INDITEX é atualmente umas das maiores empresas de moda do mundo e, só pra se ter uma ideia, o resultado divulgado pelo grupo foi um crescimento de 12% em 2016. A empresa possui 7.292 lojas presentes nos cinco continentes. O grupo é composto por oito marcas. Suas fábricas, distribuidores, lojas, empresa de desenvolvimento e  logística. estão espalhas pela Espanha, havendo escritórios em Barcelona, Madrid, Zaragoza, porém sua sede fica na Galicia, em La Coruña, no norte da Espanha. Sua administração é formada por um conselho administrativo, composto por nove executivos.

Membros da equipe da Zara trabalhando
Membros da equipe da Zara trabalhando

A Espanha tem inúmeras outras marcas de sucesso e que estão presentes nos quatro cantos do país, e algumas com presença internacional. Além, claro, da presença de todas as maiores e melhores marcas (do mundo TODO), tanto de luxo como as que gostamos de chamar de acessíveis. Além dos bairros inteiramente dedicados à moda e arte onde se pode encontrar galerias de arte , criadores autorais e muita beleza histórica.

ramblas Barcelonas

Ramblas, Barcelona.

MADRID

Malasaña, Madrid

LISTINHA :)

 

Então vai aqui uma listinha de algumas  lojas e seus life styles, mesmo que a maioria delas tenha presença internacional, não há como não vir até a Espanha para conhecer. Além das cidades serem lindas e inspiradoras para quem gosta de moda, arquitetura, arte e história, a experiência de compra e a investigação vale muito a pena, pois a fonte de todo esse sucesso está aqui.

ZARA

inditex-zara-la-cabecera-del-grupo

Na Espanha a Zara está em praticamente todas as esquinas, e as lojas são muito mais “recheadas” do que suas versões estrangeiras. É uma loja que encontrou a formula ideal de preço, variedade de estilos, qualidade de peças e modelagem e sempre, sempre na vanguarda da moda.

Stradivarius

stradivarios

O estilo é diferente, as roupas são mais modernas, menos “profissionais” que a Zara, peças mais off duty, mas sem serem relaxadas. São as roupas que você usaria pra sair no fim de semana com os amigos, ou pra uma balada. Life style jovem e descontraído com muita informação de moda, porém sua disposição de básicos na loja é muito boa. O único defeito na minha opinião é o cheiro inconfundível da loja.

MANGO

mango calle serrano

Mango é a minha preferida, se aproxima muito do estilo de roupa e do life style da mulher Zara. Uma pitada de modernidade e um pouco menos vanguardista. As coleções e preços são muito mais atrativos e recheados aqui na Espanha e sua versão Kids é muito atrativa e interessante.

PULL AND BEAR

pull and bear

Sendo a marca mais lifestyle street wear e destinado ao publico mais jovem e moderno, suas camisetas, moletons, jeans, vestidos, camisas de xadrez, acessórios e afins, tanto para homens quanto para mulheres, fazem muito sucesso aqui. Só uma voltinha no metrô é possível perceber quanto os jovens aderem ao estilo ou pode ser ao contrário, afinal são as ruas que ditam o que estará nas lojas.

OYSHO

Oysho deporte

Otima opção pra comprar lingerie, pijamas e roupas mais confortáveis. Também possuem acessórios como necessaires, bolsas de viagem e decoração. Todavia, dedicam-se a vendas de roupas de ginastica, sendo a única do grupo nesse estilo– ótima opção pra quem gosta de fazer Yoga, Pilates, corrida ou academia.

BERSHKA

Bershka gran vía

A Bershka tem um life style  bem jovem, e mais voltado ao público adolescente, com peças informais e ligeiramente exageradas. A mulher que veste Bershka é facilmente reconhecida , se trata de um life style que mistura informalidade, sensualidade e ousadia, sem esquecer as tendências mais jovens possíveis.

UTERQÜE

uTERQUE

A Uterqüe é a nova marca do grupo, por enquanto existe em pouquíssimos países fora da Espanha, e é a linha Premium do grupo. Os preços são mais altos, porém os materiais são melhores e as coleções mais “originais”. Também uma boa opção para  acessórios!

SPRINGFIELD

springfild

Destinado ao publico mais esportivo, e relax. Seu life style, eu diria que é mais urbano, jovem e algumas peças até um pouco conservadoras. Fazendo concorrência com a Pull and Bear, porém para um publico mais adulto. A marca pertence ao grupo espanhol Cortefiel, que atualmente está presente em 90 paises e possui 2154 pontos de venda.

MASSIMO DUTTI

massimo dut barcelona

Massimo Dutti é outra marca do grupo INDITEX, com um preço um pouco mais elevado. O life style visa principalmente   homens que vestem um estilo executivo e sério! destinado à um público mais “maduro” porém moderno. O seu estilo social traz uma maior qualidade para as peças. A marca tenta ficar entre o clássico e o moderno.

LEFTIES

establecimiento-lefties-barcelona

Ha uns anos atras a Lefties era apenas a versão outlet da Zara, que ficava escondidinha em alguns cantos de Madrid e Barcelona. Atualmente é uma versão mais popular, misturando vários estilos. Não possuem um life style bem definido, seu diferencial está nos preços mais baixos, e na quantidade de básicos que oferta.

Quase todas as lojas da lista  possuem e-comerce e você pode comprar ou pesquisar on line. Porém a experiencia de compra, ver a distribuição das peças, o guarda roupa que cada marca possui, a dinâmica de deslocamento de pessoas, a disposição dos produtos na loja, nada disso você pode experimentar pela internet!

Fotos: Inditex.com, Reprodução, Zara, Europpe Tripes, Estilo es. Blog: es.madrid

 

 

 

 

 

 

 

  • @Trendyaction

  • Facebook

    Skype: trendyaction assessoria +34 645223950
    contato@trendyaction.com.br

    Geek Work