02 de maio 2017

Hoje 2 de Maio aqui em Madrid se comemora o Día de la Comunidad de Madrid. É um feriado regional, só existe aqui na comunidade autônoma, mas você conhece a historia? Em 1808, precisamente no dia 2 de Maio, a população madrilenha saiu às ruas para lutar e expulsar o exercito francês, este que estava avançando na ocupação da península Ibérica. No dia de hoje se podem ver diversas homenagens  e agradecimentos aos que lutaram nas calles. Deixo aqui a minha singela homenagem a essas duas potencias Fashion relembrando um pouco a contribuição cultural de alguns de  seus mais importantes criadores de moda.

capa copia3

Para começar vamos falar de dois dos mais importantes Estilistas do século vinte. O primeiro, apelidado de “Picasso da alta costura”, o segundo, um dos mais importantes modistas do pós-guerra e criador do New Look.

BALENCIAGA VERSUS DIOR.   

balenciaga xdior

Essa batalha, quero dizer, essa história é clássica, os dois criadores foram rivais durante uma década até a morte prematura de Dior.

21/1/1895 – Nasce o vasco Cristóbal Balenciaga, apelidado de “Picasso da alta costura”, e grande maestro da Moda de sua época, ainda hoje a receita de sua marca gera milhões e inspira criadores.

21/1/1905 – Nasce Christian Dior, o Watteau de alta costura. Revolucionou a moda com seu  New Look em 1947. Foi um visionário da moda comercial.

Nascidos no mesmo dia com dez anos de diferença, ambos criadores de alta costura se encontrariam nas arenas da  moda depois da Segunda Guerra Mundial para se converterem em rivais durante una década. Balenciaga foi austero, obsessionado pela sua privacidade e recusava-se à exploração comercial da moda, ao contrário de Dior. Todavia, os dois talentosos estilistas tiveram muitas coisas em comum. As mães desses dois gênios foram suas primeiras inspirações. A mãe de Balenciaga lhe ensinou a costurar aos 12 anos de idade, já a mãe de Dior foi sua inspiração para uma mulher que vestiria um estilo sem opulência e com elegância. Os dois eram homossexuais e utilizaram o corpo feminino como campo de experimentação visual e de estilos contemporâneos. Os dois criadores tinham muita consciência de seu poder. Enquanto Balenciaga era um dos estilistas mais caros de seu tempo, vestindo as mulheres da alta sociedade, Dior dominava o campo comercial. No final dos anos quarenta,  75 % das exportações de moda francesa eram provenientes de suas criações .

balenciaga madrid

Sin título-1

Enquanto suas diferenças, começam pela suas aspirações. Balenciaga sempre teve claro desde criança sua paixão pela costura, enquanto Dior começou seu negócio ” por acaso”, chegou a estudar Ciências politicas e até abriu uma galeria de arte em Paris, trabalhando como ilustrador ganhava sua vida. Mas nada os distancia tanto como suas diferentes visões da alta costura. Em primeiro lugar, Balenciaga concedeu uma única entrevista em sua vida, sendo posteriormente apagada, enquanto Dior se utilizou da publicidade e da exploração comercial da moda. Dior optou por criar um prêt-à-porter nos EUA em 1948, grande mercado a ser explorado. Esse visionário também criou um ano depois o sistema de Licenças. Não podemos podemos negar a genialidade de ambos, Balenciaga também um visionário , um mestre  revolucionário em técnica, antecipou a ideia de volume muito antes dos japoneses nos anos 80. Por fim fica aqui uma citação de Christian Dior ” A alta costura é uma orquestra , cujo diretor é Balenciaga, nós os demais modistas somos os músicos e seguimos as inovações que eles nos dá” . 

influencia balenciaga copia

Sin título-2 copia

Acima vestidos das respectivas marcas na atualidade. O inconfundível estilo desses dois gênios. Não é possível  contar toda a história dos grandes criadores franceses e espanhóis, suas curiosidades e inesquecíveis ícones. No próximo post ( parte 2) vamos trazer dois estilistas que estão ligados diretamente a veículos de mídia como o cinema e a TV, e também as suas respectivas musas, e olha não vai faltar historia pra contar! e pelas imagens em destaque já da pra ter uma ideia não é?

P.S: O museu do Balenciaga fica em Bilbao, na Espanha,  mais precisamente em Guipúzcoa. Prometo que quando estiver visitando a região faço um post especial sobre ele, mas pra quem estiver visitando a região fica a dica e a página web:http://www.cristobalbalenciagamuseoa.com/

CRISTÓBAL BALENCIAGA MUSEUM BY AV62ARQUITECTOS 04

Dior também tem um lindo museu e jardim na França                                                   http://www.musee-dior-granville.com/

header-960x468

Fotos: Vogue es, Sofoco, Mueo Dior, FB, Glan Radar.                                                     Fonte: Moda toda la História.

  • @Trendyaction

  • Facebook

    Skype: trendyaction assessoria +34 645223950
    contato@trendyaction.com.br

    Geek Work